sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Os quatro primeiros dias da Maratona Literária (Renata Lima)

Oi, gente,

No post passado (ou retrasado, sei lá), falei que iria fazer um post sobre música, séries ou filmes, mas lembrei que eu tinha que fazer um post, o primeiro pelo menos, falando especificamente da maratona literária, então eis-me aqui!

Você deve estar se perguntando o que é a Maratona Literária, então, quem quiser saber mais a fundo pode visitar o blog Café com Blablablá, mas vou dar uma explicação bem rapidinha.

A Maratona Literária nada mais é do que uma época do ano em que os blogueiros literários e leitores em geral se juntam pra dar um gás nas leituras. Cada pessoa estipula sua própria meta; pode ser ler tantas páginas por dia, ou tantos livros por dia ou até ler tantos livros até o fim da maratona. Como dizem as meninas no post "o único objetivo da maratona é ler mais do que você normalmente lê". E não é uma COMPETIÇÃO, notem bem, é você consigo mesmo dividindo as suas metas e as suas leituras com outras pessoas.

Como a Maratona desse ano é uma maratona de seis dias (13-19/01), a minha meta inicial era ler seis livros, mas como expliquei para vocês, janeiro é um mês atípico e eu não recebi muitas traduções e/ou revisões, então consegui ler até mais de um livro por dia até agora, vamos ver como me saio até dia 19 (porque vou viajar, então acho que vai dar pra ler ainda mais)!

 Dia 01 - Li o fabuloso "A Menina que Roubava Livros" do Markus Zusak. Lindo, tocante, sensível, um dos livros pra levar PRA VIDA! Como vai ter resenha da Carla lá no Só Sobre Livros, eu não vou resenhar aqui também, mas olha... que livro lindo. Recomendo DEMAIS.

Esse livro também serviu para o Desafio do Skoob de Janeiro (Um Livro que Virou Filme) e assim que eu acabei de ler, fui assistir ao filme. É claro que por ser uma adaptação a história não está toda ali, mas o que mais me decepcionou foi a ausência da narradora. Para mim esse é o ponto alto do livro e essa maestria não foi passada para a telona. Mas mesmo assim, vale a pena ver o filme também!

Dia 2 - Li "A Maçã Envenenada" do Michel Laub, e esse foi meu primeiro contato com esse autor. (Esse livro entra no Desafio Facebook, que era Um Livro de um Autor Nacional que Ainda Não Leu). 

Adorei, senti que o personagem principal dialogava comigo, sabe? Esse é o segundo livro de uma trilogia em que o autor investiga as consequências de eventos funestos sobre a vida das pessoas (por esse motivo alguns chamam de Trilogia da Tragédia). Os livros podem ser lidos separadamente, não há qualquer conexão entre eles fora o tema tragédia.

A história de "A Maçã Envenenada" é sobre um rapaz que reflete sobre a própria vida fazendo um paralelo com o suicídio do Kurt Cobain e a vinda de uma sobrevivente do genocídio de Ruanda para o Brasil. Denso, reflexivo, interessante. Estou louca pra ler "Diário da Queda" que dizem que é ainda melhor do que esse.

Dia 3 - Li "O Príncipe da Névoa" do maravilhoso Carlos Ruiz Zafón, de quem sou muito fã, em umas 3h durante a madrugada do dia 16. Eu tinha lido uma versão não oficial do livro e precisava ler essa versão oficial para conseguir dar continuidade à Trilogia da Névoa. Se der tempo, vou pegar os dois outros livros (que são fininhos) para ler ainda na maratona, mas só se der tempo!

Como não recomendar Zafón? Já li todos os livros do autor, exceto "O Prisioneiro do Céu", e todos eles me fascinaram de uma forma ou de outra, mas "O Príncipe da Névoa" é, sem dúvida, um dos meus favoritos ao lado de "A Sombra do Vento" e "Marina"! Clica lá no nome do livro e leia a resenha. Vale lembrar que o livro é considerado infanto-juvenil, mas tem uma atmosfera bem sinistra que acho que as crianças podem não gostar muito.

Dia 3 (ainda) - Li "O Doador" de Lois Lowry ao longo do dia. Saí de tarde com um amigo e enquanto ele resolvia seus assuntos fiquei sentada em uma sala de espera super confortável onde devorei metade do livro. À noite fui encontrar uns amigos na praia e enquanto eles jogavam vôlei devorei mais um pouco do livro para acabar logo que cheguei em casa.

A história de uma sociedade distópica onde tudo é mesmice e ninguém escolhe seu futuro não é completamente estranha, eu sei, mas é escrita de uma forma tão interessante que fiquei realmente deslumbrada. Meu único problema com o livro é que o final dele parece ter sido escrito às pressas e senti que faltou um desenvolvimento melhor nas últimas, sei lá, 50 páginas. Mas como são quatro livros, ficarei aguardando ansiosamente o desfecho dessa história. 

Esse livro também vai entrar no Desafio do Skoob de Janeiro porque no dia 14 de outubro estreia o filme nos EUA com um super elenco: Meryl Streep, Alexander Skarsgård, Katie Holmes, Jeff Bridges entre outros. Quero muito assistir!

Dia 4 - Li "Fim" da Fernanda Torres (que também entra no Desafio Facebook, que era Um Livro de um Autor Nacional que Ainda Não Leu) e achei muito bom. 

O que mais me impressionou no livro é que a narração é feita por cinco personagens diferentes (na verdade eu diria até mais de cinco, porque outras partes são escritas sob o ponto de vista de esposas, amantes, parentes etc, mas essencialmente a história é sobre esses cinco personagens). A autora conseguiu dar voz a esses cinco personagens de uma forma única, incluindo no texto um pouquinho da personalidade de cada um tornando as narrações diferentes e ao mesmo tempo semelhantes (por se tratar de um grupo de amigos, às vezes eles dividem a mesma opinião sobre assuntos e pessoas). 

Por ser a estreia da Fernanda Torres no mundo literário, não esperava que fosse um livro tão bom, de verdade, e fui me envolvendo, envolvendo, e o livro foi fluindo bem até o final. Quem tiver a oportunidade, pode mergulhar de cabeça!

Dia 6 - Li "Dever de Capitão" de 

Deixem seus recadinhos que eu prometo responder!

Beijos,


2 comentários:

  1. Nuss... *de boca aberta! kkkkk
    E eu ainda penando com Guerra dos Tronos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, amiga, Guerra de Tronos é enorme, vamos combinar!
      Eu estou pensando em começar o livro 04 no mês que vem... mas aí é complicado ler outra coisa.
      Bjoca

      Excluir