Oi, gente,
Uma amiga me fez essa pergunta essa semana e eu fiquei com ela na cabeça sem saber muito o que responder. Como vocês sabem, minha casa tem um sério problema de umidade e eu não tenho mais um armário específico para guardar meus livros, então eles ficam espalhados pelo rack da sala, do quarto e dentro do meu guarda-roupas.
Antes de fazer o Book Jar (se você tem dúvidas sobre o que é um Book Jar, dê uma olhada no nosso vídeo aqui), eu escolhia o livro por escolher. Se eu tinha lido uma distopia, eu pegava um romance, se tinha lido um policial, pegava um infanto, só pra não engatar uma leitura pesada na outra e acabar ficando um tempão sem ler com uma ressaca literária daquelas.
Hoje em dia, eu tiro quase tudo do Book Jar ou da pasta mobi (de livros para o Kindle), com raras exceções, tipo quando eu ganho um livro impresso que eu quero ler pra trocar, ou quando alguém me empresta um livro dizendo que quer muito que eu leia para poder debater, ou quando entro em maratonas e desafios (esse ano além da Maratona Literária 2.0 - que foi de 13 a 19/01 - também estou participando do Desafio Literário Skoob 2014 e do Desafio Literário 2014 do Facebook).
O difícil para mim é estabelecer e seguir metas de leitura. Eu até quero ler daquele jeito bonitinho, ir ticando os livros que já foram lidos e tal, mas eu vou colocando outros livros no meio, vejo lançamentos que eu quero muito ler e não resisto e quando eu vejo a meta de 8 livros no mês foi pra 16 livros dos quais só metade daqueles 8 iniciais entraram.
Eu gosto de pensar que eu escolho livros sim, mas que outros livros também me escolhem, tipo o "A 5a Onda" do Rick Yannes. Lá estava eu, na Saraiva com um vale troca de aniversário, procurando um livro que eu ainda não tinha lido e que queria muito ler. Procurei por "Sete Dias em River Falls" e tinha todos os outros da coleção de suspense da Vertigo, menos esse, achei "O Homem no Bosque", mas estava bem caro e quando eu tinha desistido e ia levar um livro que eu já tinha lido e que queria muito na minha estante, uma pessoa veio e colocou o "A 5a Onda" em cima de uma mesa e saiu andando. Eu já tinha visto dos vlogs americanos falando sobre o livro, então agarrei-o na mesma hora e sem nem ver o preço fui para o caixa.
Em termos de gênero, eu não tenho muita preferência. Falando em termos literários, deixando de fora os livros técnicos, eu não curto muito autoajuda, livros espíritas (não sobre a doutrina, mas esses livros ditados por espíritos da Zíbia Gaspareto e afins porque lembro que Chico Xavier não ganhava um real com os livros que psicografava), livros de comédia, piadas e afins, fora isso eu leio de tudo: policial, thriller, suspense, erótico, romance, ficção científica, ficção em geral (distopias inclusive), biografia, mistério, histórico, romance de banca, infanto-juvenil, young adult, new adult e tudo mais por isso não sei se fica mais fácil ou mais difícil escolher um livro pra ler em seguida.
Quanto à ordem de leitura, não existe uma ordem pra falar a verdade. Esse ano eu me dispus a ler a maior quantidade de livros dos temas estabelecidos nos desafios que eu conseguisse. Ainda faltam 7 dias para o final de Janeiro e eu já li 15 livros dos 16 que havia me proposto, com algumas alterações. Por exemplo, no lugar de "Vidas Sem Rumo" eu li "Dever de Capitão", no lugar de "A Identidade Bourne" eu li "Louca por Você" e "Daqui Estou Vendo o Amor". E acabei de ler "Playboy Irresistível" e estou em 60% de "Eva". Ainda quero ler "O Cirurgião" e "A Mulher do Viajante" do tempo antes do final do mês, mas duvido que dê tempo!
Normalmente as minhas metas de leituras começam com 8 ou 10 livros e aí dependendo do trabalho no mês (Janeiro foi um mês muito fraco de trabalho), vou encaixando as outras leituras. Vou exemplificar com a meta de Fevereiro e depois eu digo exatamente o que aconteceu em fevereiro.
Do Book Jar saiu: "Na Própria Carne" da Gillian Flynn
Do Desafio do Skoob: "Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho" do Lewis Caroll, "A Ilha" do Aldous Huxley, "Um Estudo em Vermelho" do Arthur Conan Doyle.
Do Desafio de Leitura do Facebook: A definir (o tema ainda não foi liberado)
Dos livros que eu quero ler: "The Walking Dead - A Queda do Governador Parte 1" do Robert Kirkman e Jay Bonansinga, "Coisas Frágeis Vol. 1", "O Destino do Tigre" da Colleen Houck.
Um beijo pra todo mundo! ;)
Um beijo pra todo mundo! ;)
Nossa! Cheguei a conclusão que: ou sou lenta ou sou preguiçosa (está mais inclinada para a segunda opção kkkkk)
ResponderExcluirLeu 15 livros e ainda não acabei o meu do desafio do skoob.
Poxa, Giza, calma aí. Sua tarefa do Skoob é Hércúlea: As Crônicas de Gelo e Fogo é bem grande e você está indo muito bem!!!
ExcluirBeijos